Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Atividade 2.6


PLANO DE AULA

Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

ESTRUTURA CURRICULAR

Modalidade/Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Educação Infantil
Artes
Música: envolvimento e observação das imagens
Natureza e sociedade
Conhecimento de mundo

DADOS DA AULA
O que o aluno aprenderá com esta aula
Os alunos do maternal da Educação Infantil, na faixa etária de dois a três anos, poderão
Duração da atividade
Aproximadamente 25 minutos
Conhecimento prévio trabalhados pelo professor para com os alunos
As crianças já deverão ter tido contato/ouvido música
Estratégia e recursos da aula
Procuraremos com essa aula estimular o raciocínio lógico, a linguagem oral, a percepção visual /auditiva e a socialização.
Iniciaremos a atividade apresentando o Notebook as crianças.
Em seguida, conversaremos sobre a música e logo após, iniciaremos a apresentação do slide chamando a atenção para as imagens apresentadas na letra da música.
Posteriormente a essas apresentações cantaremos juntos com as crianças a música.
No final deixaremos que as crianças observem de perto e tenham contato direto com o aparelho.
Os recursos que serão utilizados nesta atividade são: o aparelho notbook, a letra da música, as imagens, slide.
Avaliação
Observaremos a participação, o envolvimento e o entusiasmo com que as crianças demonstrarão durante a atividade desenvolvida.

domingo, 20 de novembro de 2011

Atividade 2.3 e 2.4

Conceituando Hipertexto

Para se chegar ao conceito de hipertexto e suas funções vários teóricos da comunicação social, fizeram e fazem grandes pesquisas e descobertas. Para tornar mais atraente e informativa as navegações virtuais é necessário que todos os pensadores de vários países se juntem e tenham conhecimento coletivo.
Hipertexto é algo que está superior a do texto, cada site é um hipertexto, as partes de de um hipertexto podem ser agrupados pelo leitor. Com os hipertextos, podemos visualizar no texto imagens, som e palavras, tornando assim a leitura mais atraente e dinâmica.
As imagens muitas vezes falam mais do que palavra, então juntando palavras, som e imagem estamos formando uma linguagem e essa linguagem é um hipertexto. Os hipertextos podem ser utilizados no contexto educacional com os com os seguintes objetivos:
  • Diálogo entre diferentes vozes
  • Construção coletiva de pensamento
  • Ampliação dos recursos da oralidade
No entanto, alguns autores define o hipertexto como um sistema de aprendizagem em que algum tipo de aprendizagem ocorre na utilização de um sistema de informação, ou como um sistema de ensino, ligados a contexto formais e tarefas orientados para objetivos.
Snyder (1996) aponta para os fatos de que: o texto eletrônico depende de uma tecnologia emergente, sujeita a constantes transformações, a boa utilização do hipertexto passa por um conhecimento da máquina para que sejam devida e corretamente explorados os seus recursos – um certo conhecimento da gramática da tela que oriente a escrita para que seja mais adequada ao meio que a torna possível.

Atividade 2.2

Navegando em busca do conceito de hipertexto

   Durante a nossa navegação pelo Google pesquisando sobre o conceito de hipertexto, descobrimos coisas interessantes que venham sanar nossas dificuldades em relação a nossa aprendizagem. O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se divide e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real.
   Assim, o leitor o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender em uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. Ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.
   Vale ressaltar que os sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descobertas, pois ao tentar localizar uma informação os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita. 
    Para os profissionais o hipertexto se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas, ministrada simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.

Atividade 2.1

Anotação do aluno no diário de bordo
Marinete A Silva
Na atividade 2.1, durante a minha navegação no portal do professor encontrei diversas informações
que com certeza poderá facilitar o dia a dia do professor em sua busca de conhecimentos, entre elas sugestões sugestões e espaços de aula, temas de estudos que servirá para prática docente. Além de cursos oferecidos pelo MEC, portal exclusivo para professores com várias dicas e diferentes temas .
No entanto é importante que nós profissionais estejamos em constante busca através da navegação.

Avaliação

    Durante o estudo da unidade I, Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação, para mim foi muito aproveitador. Desde o primeiro dia em que iniciei o curso pude obter melhor as informações que antes não tinha conhecimento.
    Achei interessante o estudo dos textos, pois os mesmos enfatizam muito em minha prática pedagógica, partindo do meu conhecimento com as tecnologias.
    Vale ressaltar que as atividades realizadas em grupo foram importantes na interação com os colegas cursistas e tutores do curso, questionando, debatendo e refletindo sobre o mesmo. Espero que os próximos módulos correspondam as expectativas em relação a minha aprendizagem.


Atividade 1.5

Mapa conceitual de aprendizagens

Atividade 1.6


Texto Informativo sobre a Webquest

Webquest é uma investigação orientada na qual algumas ou todas as informações com as quais os aprendizes interagem, são originados de recursos da internet é também um espaço de informações para alunos e professores sobre uma forma de ensinar e aprender.
Podemos também dizer que a Webquest é uma ferramente da mídia, que os professores podem utilizarem como um recurso didático e como uma metodologia de ensino, que visa promover o bom uso da internet e preparar excelentes projetos. 
Então a Webquest é uma estratégia de aprendizagem, dinâmica, interessante onde os interessados podem reunir várias pesquisas e montar um trabalho com conteúdos riquíssimo, podendo começar com webquest curtas e indo até a longas. Utilizando a Webquest curtas ou longas como uma modalidade metodológica, as aulas ficam mais interessantes. Citaremos aqui alguns objetivos que a Webquest tem como projeto de aprendizagem:
  • As aulas não se tornam monótonas.
  • Ajuda a promover atividades cooperativas.
  • Resolve problemas disciplinares.
  • Favorece o compartilhar do fazer pedagógico.
  • Promove momentos de leitura, reflexão e interpretação de textos informativos.
  • Garante o acesso a informação autêntica e atualizada.
  • Aprendizagem mais divertida.
  • Moderniza o modo de fazer educação, transformando-a em conhecimento
Esses são alguns dos objetivos interessantes da Webquest, como uma metodologia do fazer pedagógico,é importante ressaltarmos que viemos em uma sociedade cada vez mais dominada pela tecnologia. Sendo assim, é importante educar os indivíduos para usar as mídias nos seus contextos individuais e sociais, porém é muito importante que o sistema educacional de uma forma globalizada, esteja preparado para dar esse suporte a todos os envolvidos.

Atividade 1.2

Quem sou eu como professor e aprendiz
Marinete A. da Silva
    Sou uma mulher persistente em meus objetivos, muito amiga acima de tudo, me sinto feliz em contribuir o que sei quando precisam da minha ajuda. Hoje estou nesse curso a fim de adquirir mais conhecimento na certeza da contribuição que terei em minha prática pedagógica como professora e aprendiz. Sabe-se que ser professor hoje é um desafio, porém temos a responsabilidade de cuidar para que o aluno aprenda, e o cuidado com a nossa postura de como ensinar para que essa aprendizagem aconteça.
   Foi pensando nisso que escolhi fazer pedagogia e ser professora. Há quatorze anos trabalhei como professora de educação infantil pela Cáritas Diocesana de Rondonópolis, e há dois anos estou atuando no município de Jaciara. Sendo que este ano tive o privilégio de trabalhar na UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) João de Barro na sala do berçário II, uma experiência nova que me deixou muito feliz.