Navegando em busca do conceito de hipertexto
Durante a nossa navegação pelo Google pesquisando sobre o conceito de hipertexto, descobrimos coisas interessantes que venham sanar nossas dificuldades em relação a nossa aprendizagem. O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se divide e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real.
Assim, o leitor o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender em uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. Ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.
Vale ressaltar que os sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descobertas, pois ao tentar localizar uma informação os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
Para os profissionais o hipertexto se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas, ministrada simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário